1




Bertópolis: Contagem regressiva para o São João dos Berto.

O povo não vê a hora de começar o arrasta pé nos BERTIM DE AÇÚCAR. Afinal de contas, a espera é longa. Foram 365 dias de grande expectativa. Mas está chegando o dia de começar a melhor festa junina da região do Vale do Mucuri, A FESTA DE SÃO JOÃO, que iniciará nessa quinta-feira dia 22 e se encerrará no domingo 25.  

É gente que vem de todas as partes do Brasil e do exterior. Pessoas que vivem em outros lugares, mas por amor à terra natal, reservam as férias no mês de junho para visitarem as famílias e se divertirem com essa maravilhosa festa, que é a mais tradicional e aconchegante de toda a redondeza.

Fogueira, milho assado, encontros entre amigos, quadrilhas, jogo de futebol, leilões, barraquinhas, enfeites nas ruas e praça, enfim, a harmonia e alegria são contagiantes e só quem perde é quem não entra na brincadeira. 

Com o bordão característico ao carregar o mastro e bandeira de São João, o povo sai às ruas cantarolando: ô gente ô gente que louvor é esse? É o louvor a São João. De criança a idoso ninguém fica parado, todos cantarolando e felizes como se estivessem bebendo a água mais límpida e cristalina do mundo. 

Na verdade todos bebem a emoção de poderem participar do levamento do mastro e bandeira de São João, que depois de percorrer as ruas da cidade são levados para a Praça da Matriz, onde o mastro e a bandeira são fincados ao redor de uma fogueira em homenagem ao padroeiro São João Batista.

As noites não são esquentadas apenas pelas fogueiras nas portas das casas, mas também pelo forró na quadra poliesportiva que dura a noite inteira até o sol raiar.

Quem vai em Bertópolis no São João, nunca mais deixa de ir, porque sem sombra de dúvidas, é o melhor São João da região! 

O Prefeito Anjinho enfatiza que a grandiosidade da festa de São João só será possível com a participação efetiva da CODEMIG (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais) que investe em projetos culturais em todo o Estado. 

A Codemig é uma grande parceira da cultura do povo mineiro. A cidade de Bertópolis agradece essa parceria de excelência. É junto dos bão que a gente fica mió, resume Anjinho.

Postar um comentário

 
Top