0


1º de Maio: Dia Mundial do Trabalho.


O dia 1º de maio é marcado como o dia mundial do trabalho, em homenagem a vários trabalhadores que morreram em confronto com policiais, protestando por melhores salários e condições de trabalho em Chicago, nos Estados Unidos em 1886. 

Dentre as reivindicações a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas.

No Brasil, a data comemorativa do dia do trabalho remonta o ano de 1895. Porém,  somente em 26 de setembro de 1924 no governo do Presidente Arthur Bernardes, foi oficialmente reconhecida, através do Decreto Presidencial nº 4.859/24. Ficou estabelecida a data como feriado nacional, a qual deveria ser destinada à comemoração dos mártires do trabalho e confraternizações das classes operárias.

Já nas décadas de 30 e 40 durante a Era Vargas, Getúlio passou a utilizar a data para divulgar a criação de leis e benefícios trabalhistas. O caráter de protesto foi deixado de lado passando a ter um viés comemorativo. Vargas começou a chamar a data de "dia do trabalhador".

Em 1º de maio de 1940, foi instituído o salário mínimo com a função precípua de suprir as necessidades básicas de uma família com alimentação, saúde, educação, moradia, lazer e vestuário.

No ano seguinte, 1941, também em 1º de maio foi criada a Justiça do Trabalho para resolver questões judiciais, especificamente, as relações de trabalho e os direitos dos trabalhadores.

Hoje o que se vê é um massacre constitucional do direito dos trabalhadores. Leis sedimentadas sob a égide da Carta Magna, sendo absolutamente destruídas, lesadas ou modificadas, em prol da classe empregadora e em detrimento da classe trabalhadora.

Não se sabe se a data de hoje comemora-se o dia do trabalhador ou protesta-se contra o Governo Golpista de Michel Temer, contra o Congresso Nacional pelos direitos dos trabalhadores que estão sendo dizimados e também contra o STF inerte, promíscuo e inescrupuloso, que assiste tudo do alto do pedestal e nada faz em favor do trabalhador.






Postar um comentário

 
Top