MONTANHA: Encontro de Etnias celebra o dia do Índio.

Através de um intercâmbio cultural promovido pela Diretora da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental), localizada no Bairro Brasília, no município norte capixaba, a Pedagoga Andreia Rodrigues Oliveira (foto) e pela Secretaria de Assistência Social, juntamente com a Secretaria de Cultura do município mineiro de Bertópolis, no vale do Mucuri, tendo a primeira-dama Aurora Bahia à frente da Assistência Social e o jovem Gustavo Carrieiros no comando da Cultura, os Maxakali puderam mostrar para o povo não índio, um pouco das suas tradições, onde expuseram artesanatos, cantaram e dançaram.
Os "tirris" tiraram dúvidas dos "andirris" e dos "quitocos", todos curiosos para conhecerem e entenderem o universo deles.
É a primeira vez na história que uma escola de Montanha, quiçá da região, promove um encontro cultural de magnitude ímpar. Diga-se de passagem um encontro magnífico e colossal.
Para Aurora e Gustavo, o intercâmbio cultural entre indígenas Maxakali e os brancos, possibilitou uma gama estratosférica de conhecimentos. Cada povo traz consigo as suas tradições, as suas raízes, as suas crenças e os seus costumes.
Os alunos da EMEF, engajados na ideia de viver um dia de índio, arrecadaram alimentos não perecíveis e doaram para os Maxakali, em forma de respeito e agradecimento pela visita.
Todos se divertiram com as diversidades culturais de ambos os povos. As outras escolas aderiram ao projeto e embarcaram na viagem, que trouxe muito enriquecimento cultural para cada um que participou do encontro, disse Andreia, embebecida de alegria e contentamento.
Já estamos com saudade de um novo encontro, arremata ela, que traz na sua bagagem intelectual muito conhecimento, pois, Andreia Oliveira é graduada em Pedagogia, pós graduada em Educação Especial, Educação Infantil e Gestão Escolar.
Linguagem indígena Maxakali:
Tirris = índios
Andirris = não índios
Quitocos = crianças
Galeria de fotos:
Postar um comentário