0


MONTANHA: Encontro de Etnias celebra o dia do Índio.
Um encontro de etnias, comemorou antecipadamente nessa segunda-feira (17) o dia do índio na cidade de Montanha, região norte do Espírito Santo, fincando uma bandeira do povo indígenas Maxakali no coração do povo branco de origem europeia, deixando cravado para sempre um marco histórico entre as duas tribos.

Através de um intercâmbio cultural promovido pela Diretora da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental), localizada no Bairro Brasília, no município norte capixaba, a Pedagoga Andreia Rodrigues Oliveira (foto) e pela Secretaria de Assistência Social, juntamente com a Secretaria de Cultura do município mineiro de Bertópolis, no vale do Mucuri, tendo a primeira-dama Aurora Bahia à frente da Assistência Social e o jovem Gustavo Carrieiros no comando da Cultura, os Maxakali puderam mostrar para o povo não índio, um pouco das suas tradições, onde expuseram artesanatos, cantaram e dançaram.

Os "tirris" tiraram dúvidas dos "andirris" e dos "quitocos", todos curiosos para conhecerem e entenderem o universo deles.

É a primeira vez na história que uma escola de Montanha, quiçá da região, promove um encontro cultural de magnitude ímpar. Diga-se de passagem um encontro magnífico e colossal.

Para Aurora e Gustavo, o intercâmbio cultural entre indígenas Maxakali e os brancos, possibilitou uma gama estratosférica de conhecimentos. Cada povo traz consigo as suas tradições, as suas raízes, as suas crenças e os seus costumes. 

Os alunos da EMEF, engajados na ideia de viver um dia de índio, arrecadaram alimentos não perecíveis e doaram para os Maxakali, em forma de respeito e agradecimento pela visita. 

Todos se divertiram com as diversidades culturais de ambos os povos. As outras escolas aderiram ao projeto e embarcaram na viagem, que trouxe muito enriquecimento cultural para cada um que participou do encontro, disse Andreia, embebecida de alegria e contentamento.

Já estamos com saudade de um novo encontro, arremata ela, que traz na sua bagagem intelectual muito conhecimento, pois, Andreia Oliveira é graduada em Pedagogia, pós graduada em Educação Especial, Educação Infantil e Gestão Escolar


 Linguagem indígena Maxakali:

Tirris = índios

Andirris = não índios

Quitocos = crianças


Galeria de fotos:
























Postar um comentário

 
Top