3
JOVEM VISIONÁRIO Ramon Viana luta pela preservação do Rio Umburana.



O jovem Bertopolense Ramon Viana (foto) vem se destacamento pela sua participação ativa na política local, no exercício da sua cidadania. Ele não exerce mandato eletivo, mas figura entre os moradores de Bertópolis/MG, como um futuro promissor e provável candidato a uma vaga no Poder Legislativo em 2.020.

Com uma brilhante atuação na defesa do interesse coletivo, Ramon vem atraindo olhares de curiosos e de militantes da política. O jovem visionário tem cobrado do Poder Público, especialmente do Prefeito Ângelo Depolo (PSD), ações eficazes no combate às mazelas deixadas pelo antecessor Lozão (DEM).

As mazelas a que Ramon se refere é no tangente à infraestrutura que afeta diretamente o Meio Ambiente. Em umas das suas postagens na rede social Facebook , Ramon chamou a atenção do Poder Executivo para esse grave problema instado no centro da cidade. Uma cratera gigantesca tem trazido transtorno e risco de doenças para os moradores, pois, o esgoto corre a céu aberto e o mau cheiro incomoda a todos. Além disso, ratos e animais peçonhentos são vistos diuturnamente.

Outra questão alertada pelo jovem promissor é o desaparecimento do Rio Umburana. O xodó do povo dos Bertim de Açúcar é esse rio. Rio de águas doce e cristalina, hoje está amargando o descaso do poder público e privado, com o assoreamento e poluição. 

O rio Umburana em tempos pretéritos já foi lugar de turismo, atração de todos os moradores e palco de muitos eventos. Muitos apelidos carinhosos o rio já teve e impressionava com a sua beleza e exuberância. Do Lajedinho até a Prainha, passava-se pelas inguazeiras na fazenda de Zófilo Quaresma, depois a Copasa, mais adiante a passagem. Seguindo vinha Manoel Coqueiro, o poço das mulheres, mais embaixo a maior atração do rio, a ponte, lugar de muitas peripécias e saltos mortais inesquecíveis. Na ponte misturava banhistas e lavadeiras. Descendo o rio ainda tinha o poço dos homens, depois a olaria de João de Deus, mais além outra atração inesquecível, Maria Dominguinhos. As águas do rio correm em direção ao seu destino e ainda tem a fábrica, o curtume de Sió, Dona Lora, Quaresminha, Joaquim Barranco até chegar na Prainha. O seu curso segue e finalmente desagua no Rio Alcobaça rumo ao mar.

Ramon levantou uma questão emblemática e emergencial, que é salvar o rio Umburana do descaso, da destruição e desaparecimento. O rio é a alma do povo do lugar. Como bem disse o jovem visionário em sua postagem mais recente no Facebook , agindo sempre pautado na parcimônia:  "Queremos um rio limpo, protegido, reflorestado, onde o povo possa labutar, pescar , tomar banho e retirar dele por centenas de anos o que mais necessitamos , que é a água. Não deixaremos pra tomar uma atitude quando ele morrer , podemos fazer agora. Colabore, cobre, faça sua parte e ajude o nosso rio a viver".





Postar um comentário

  1. Muito bom ramono. Todos devem ajudar.estou junto para defender nosso rio.e você é um jovem inteligente tem to direito o fútero pela frente.

    ResponderExcluir
  2. Tenho orgulho de ser bertopolense e ter como conterrâneo uma pessoa idônea;inteligente;carismática e sensato como Ramon Viana.
    Obrigado por abordar esses problemas junto ao prefeito Ângelo Depolo e buscar melhorar nossa pequena cidade.
    Ramon representa nossa Bertópolis e todos seus filhos ausente. E se for de sua vontade concorrer a uma vaga no legislativo pode contar com meu apoio.
    Leloina Soares

    ResponderExcluir
  3. Aguardamos que isso seja feito. Pois o povo acredita nessa mudança de Angelo Depolo. E Bertópolis Precisa mudar.

    ResponderExcluir

 
Top