0

O QUARTO PODER no Brasil.





Detentor de uma população carcerária de aproximadamente 700 mil presidiários, o Brasil pontua no ranking como o 4º País do mundo que mais tem gente presa, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Rússia.

Isso não é tudo, o que mais impressiona além da violência crescente, é aumento vertical de facções criminosas, que agem dentro e fora dos muros dos presídios e parecem ampliar o seu raio de atuação e influência em todos os Estados da Federação.

O PCC (Primeiro Comando da Capital), o CV (Comando Vermelho), a FDN (Família do Norte) e outras facções criminosas menores, disputam o poder dos negócios com drogas, assaltos, armas e assassinatos. Os especialistas temem que as facções se sintam tão poderosas quanto o Estado. Pelo visto, já estão tão poderosas quanto o Estado!

Oficialmente temos 03 Poderes legalmente constituídos no Brasil, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. É o que se ensina nas escolas. Do jeito que as coisas estão indo, não demora muito e algum autor de livro, crítico e observador da sociedade, trará à baila, para discussão e debate, o QUARTO PODER, ou, o PODER PRESIDIÁRIO, que exerce uma função paralela à do Estado, comandando o crime organizado com sofisticação. Vale ressaltar, bem mais organizado e sofisticado do que o Estado.

Os Chefões do crime organizado, negociam com as Autoridades legalmente constituídas, faltando apenas sentarem-se à mesa para opinar nas decisões do Estado, coisa que não está longe de acontecer. Enquanto isso, policiais e agentes penitenciários aguardam que o acordo seja selado e a bandeira branca hasteada, para poderem entrar nos presídios e conterem a rebelião. Fato que ocorre somente com a devida licença dos bandidos. 

O que mais nos resta nesse País? A engrenagem funciona num encaixe perfeito. O Estado cada vez mais Mínimo é inoperante, deixando com que o Estado Paralelo se infiltre e dite as regras , mudando os rumos do poder, da organização e de certa forma da soberania nacional.


Postar um comentário

 
Top