0
54º aniversário de Serra dos Aimorés - MG.


Serra habitada pelos índios Aymorés, despertou o interesse pela corrida da madeira. Sua localização geográfica era invejável, com um cenário panorâmico privilegiado, todo coberto por Mata Atlântica, na região nordeste de Minas Gerais.

No início, homens se fixaram no lugar, atraídos pela vasta diversidade de árvores, que seriam extraídas da natureza. Construíram serrarias e depósitos e no entorno formou um pequeno povoado. Deu-se a esse povoado o nome KM 158

Com o passar dos tempos e a chegada da Estrada de Ferro Bahia e Minas (EFBM) a denominação daquele pequeno povoado foi alterada para Artur Castilho, em homenagem ao engenheiro responsável pela construção da ferrovia que vinha de Araçuaí/MG até Ponta de Areia em Caravelas/BA e passava pelo KM 158, onde existia uma estação do trem (foto).

O tempo seguiu os trilhos da EFBM e o povoado cresceu, se transformando em distrito de Nanuque. A EFBM chegou no fim da linha, mas o distrito continuou sua trajetória. Logo virou cidade, em 01 de março de 1962. Com a emancipação política o Município passou a se chamar SERRA DOS AIMORÉS. 

Muitas estórias sobre a cidade e o seu povo são contadas e guardadas na memória. Hoje Serra completa 54 anos de emancipação política, preservando valores, cultura, tradições, histórias, contos e encantos. 

 

Postar um comentário

 
Top