BERTÓPOLIS COMEMORA 54 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA.
O tempo passa e a história de um lugar é preservada na memória do seu povo. Os contos, as fábulas, as anedotas e as prosas são contadas de geração a geração e a cultura se mantém viva no imaginário popular, impulsionando o sonho e a tradição da cidade e dos seus filhos amados.
O pequeno lugarejo que inicialmente se chamou Ribeirão das Umburanas, devido a localização geográfica às margens do Rio Umburana, logo passou para a denominação Xangrilá (linguagem indígena Maxakali- significa terras férteis).
Um homem de nome Berto Gonçalves, foi o fundador desse pequeno arraial, que viu no lugar muita prosperidade e um futuro promissor. Berto abriu um venda e perto dali construiu uma pracinha. Nessa praça foi erguida uma capela para rezar. Além dos moradores a capela era frequentada por tropeiros, viajantes, visitantes e mercadores.
O arraial se esticou, com a construção de uma casa aqui, outra acolá, no entorno da praça, que foi batizada de Praça São João Batista. O comércio de mercadorias impulsionava a economia e atraía pessoas para o vilarejo, com desejo de fixarem residência e prosperarem nos negócios.
Com o crescimento mercantil, cresceu também o anseio do povo em ver aquele pequeno lugarejo se transformar em distrito. Sonho alcançado, logo o distrito começou a desenvolver rapidamente e o interesse daquela gente também cresceu, agora a vontade era de ver o Comercinho dos Berto se emancipar politicamente.
A emancipação política chegou, para alegria de todos os moradores dos Berto, em 01 de março de 1962. A cidade passou a se chamar BERTÓPOLIS, em homenagem ao seu fundador Berto Gonçalves.
O Município que se localiza no Vale do Mucuri, é carinhosamente conhecido como OS BERTO ou BERTIM DE AÇÚCAR. Com 54 anos de emancipação política, Bertópolis é uma cidade pacata, hospitaleira e muito atrativa. A maior tradição é a festa junina de São João, mas os Bertopolenses também se divertem com a festa de aniversário da cidade, comemorada todo dia 01 de março de cada ano.
Postar um comentário
Click to see the code!
To insert emoticon you must added at least one space before the code.